Quando começamos um novo empreendimento, temos a falsa ilusão de que devemos dar conta de tudo. Não temos foco.

 Mães Empreendedoras então, acham que tudo é sua responsabilidade, afinal, você optou por ficar junto da sua cria em casa, e tem que dar conta de tudo certo?!

Claro que não.  Em primeiro lugar, somos mães, mulheres, seres humanos.  Pessoas comuns, com limitações,  com  necessidades, com deficiências, e por mais que seja frustrante ouvir isso,  você não dará conta de tudo.

Sei que é a maneira mais fácil e econômica de pensar, e pode até funcionar, mas garanto a você que é provisoriamente.  Vai chegar uma hora, que você vai estar tão esgotada e eu digo, fisica e mentalmente, que não vai querer fazer mais nada.  A consistência do negócio fica abalada, e é aquele momento, que o seu empreendimento passa a parecer uma montanha russa, quando você está bem, ele está bem, quando não está, ele não está.

Eu também sou mãe empreendedora,  sei que trabalhamos com o orçamento baixo,  que na maioria das vezes pagar alguém para fazer o que você pode fazer,  parece jogar dinheiro fora, mas vamos imaginar que você seja a melhor Chocolatier da sua região.  O que é melhor para o seu negócio,  se dedicar ao desenvolvimento de novos bombons deliciosos,  ou perder a semana,  fazendo postagens no facebook e se embananando (perdoem o trocadilho)  com as encomendas de deliciosos chocolates gourmet que tem que entregar até o final da semana?

Foca no foco minha gente!!!  A gente precisa ficar atenta a nossa especialidade,  ao nosso talento.

Não estou dizendo para você sair por aí, contratando uma equipe multidisciplinar.  É claro que eu sei que a realidade da mãe empreendedora é muito diferente.  Mas por exemplo,  pode ser muito mais barato e eficaz, contratar uma agência para cuidar da divulgação do seu negócio, do que ficar por exemplo, gastando dinheiro em anúncios que não te tragam nenhum cliente.  Uma divulgação planejada vai te trazer mais resultado, e não fica aquela coisa do fazer só por fazer.

Estou dando o exemplo do marketing (vendendo meu peixe é claro) porém essa máxima se aplica a muitas outras coisas.  Se a tua sócia manja muito mais do financeiro do que você,  porque você vai se estragar todas as noites, tentando fazer o que não sabe, o que não gosta, gerando um sentimento de frustração, que não te dá prazer e não agrega nada para o seu empreendimento.

Nos grupos de empreendedorismo materno, encontramos profissionais das mais diversas áreas, oferecendo os mais diferenciados serviços.  Que tal parar de usar o grupo só pra xeretar a vida da concorrente?  Essa cadeia que pode se formar é magnífica.  É fundamental para a sustentabilidade dos nossos serviços

Acredite quando eu falo,  vai chegar uma hora, que você vai precisar usar o seu tempo para se preocupar com o que realmente importa. E quanto antes vc descobrir isso, melhor será para o seu negócio e para a sua vida

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *